quinta-feira, 25 de abril de 2013

A EBD Chega em Vieirópolis!


Conhecida como a maior escola teológica do mundo, a EBD (Escola Bíblica Dominical) foi fundada pelo jornalista inglês Robert Raikes, com o intuito de tirar as crianças pobres das ruas da cidade de Glouscester, no Centro-Oeste da Inglaterra. Segundo Lemos (Sd), essas crianças trabalhavam com seus pais nas fábricas têxteis durante a semana e aos domingos tomavam conta das ruas brincando, brigando e perturbando o silencio sagrado do domingo. Raikes ficou inquietado com a maneira em que essas crianças cresciam e resolveu fazer algo para mudar essa situação. Começou a escrever ao lado do seu editorial do Jornal de Glouscester sobre as crianças que trabalhavam nas fábricas. Nesse editorial ele propôs um plano de trazer a oportunidade de alfabetização (que na época só era concedida as crianças da elite), para as crianças pobres. Houve prós e contras, mas seu projeto deu certo. As lições bíblicas eram as mais esperadas do plano do currículo e em pouco tempo as crianças aprenderam não só histórias bíblicas, mas também lições de moral e ética.
Com isso as escolas bíblicas começaram a se propagar pelas cidades vizinhas e por todo o país. Quando Robert Raikes faleceu em 1811, já havia na Escola Dominical 400 mil alunos matriculados. A primeira Associação da Escola Dominical foi fundada na Inglaterra em 1785, e no mesmo ano, a União das Escolas Dominicais foi fundada nos Estados Unidos.
No Brasil, a EBD foi fundada no Rio de Janeiro, na cidade de Petrópolis, por um casal vindo da Escócia, Robert e Sarah Kalley, que assim que chegaram ao Brasil instalaram uma escola para ensinar a bíblia para as crianças e jovens daquela região. A primeira aula foi realizada no domingo, 19 de agosto de 1855. Com apenas 5 alunos presentes.
Hoje, a Escola Dominical conta com mais de 60 milhões de alunos matriculados, em mais de 500 mil igrejas protestantes no mundo.
E em janeiro de 2013 a EBD chega a cidade de Vieirópolis na Assembléia de Deus, através do Pr. Antonio Francisco que a há um tempo vem trabalhando ara isso. Para o irmão João Camilo, Membro da igreja e também um dos matriculados na escola dominical, esse curso teológico é muito importante para o crescimento espiritual de toda a igreja e chegou a um bom momento. “Os irmãos da igreja estão vindo com freqüência, estão gostando muito. Até o numero de lições bíblicas aumentou. Os jovens estão sempre presentes apesar de alguns terem que se ausentar por motivos de trabalho” disse o irmão João que é auxiliar de trabalho da igreja, e coopera com o Pr. Antonio Francisco.

Fonte: CPAD.COM.BR
                            A minúscula semente de mostarda que se transformou numa grande árvore
                            A história da Escola Dominical
                            LEMOS, Ruth Dorea.
                             Disponivel em:http://www.cpad.com.br/escoladominical/historia.php
                      fonte da imagem: http://consultoriaministerial.blogspot.com.br/2013/02/dicas-para-melhorar-escola-dominical-em.html
                    Adaptação: Artur Silva - advieirópolis
                      

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© AD Vieiropolis - 2013 - 2015. Todos os direitos reservados. Assembleia de Deus. Vieiropolis, PB
Criado por: Artur Silva.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo